Num lote urbano exíguo, numa rua estreita no centro de Antuérpia, esta habitação complexa mas de materiais simples foi construída numa frente de 4m por 12m de comprimento. Tendo por objectivo maximizar as qualidades espaciais de modo a obter a máxima quantidade de luz possível e o mínimo contacto entre espaços interiores.
 

A fim de alcançar este objectivo, organizaram-se os espaços em níveis ao redor de um núcleo central de distribuição, constituído por uma escada, um elevador, um espaço técnico e um espaço vazio para permitir a passagem de luz através de todo o comprimento da casa. Distribuída por três níveis principais esta moradia possui uma riqueza espacial na qual a maior divisão é a sala de estar com lareira, seguindo-se a biblioteca, cozinha e sala de jantar. No terraço desfruta-se de vistas sobre toda a cidade.

Em contraste com a fragmentação e a complexidade da estrutura e da assimetria da fachada, os interiores são projectados de forma a criar um ambiente com características únicas e monolíticas. As cores interiores foram escolhidas para corresponder em conjunto e criar, mais uma vez, um uniforme e não contrastante ambiente. A inspiração para a palete de cores foi encontrada numa praia – troncos, pedras, a cor da areia. As paredes em estuque de cor claro e todos os móveis em bétula transformam estes espaços em ambiências calmas apesar da crueza de acabamentos e desadorno nos pormenores.

Neste projecto tentou-se encontrar um equilíbrio entre uma arquitectura moderna, que tem uma alma, calor e um carácter específico provenientes dos materiais.


Enviar um comentário

Instagram