A Freshwater House localiza-se numa zona relativamente pública junto ao oceano Pacifico em Sidney, pelo que a ideia das fachadas retrácteis apareceu como a solução para duas exigências, a privacidade e a necessidade de sombreamento.


O edifício resulta de três partes distintas, o nível inferior, o intermédio com jardim e o superior com a zona privada da habitação.

O nível inferior é introvertido e fechado, contém uma zona de entrada e uma garagem perfeitamente embutidas na topografia natural do terreno. Este piso é revestido a ripas verticais de madeira que o envolvem em toda a sua dimensão.

O nível intermédio é mais aberto e expansivo, em contraste com a zona de entrada. Este espaço foi concebido como uma extensão do jardim e do mar que serve de tema de fundo.

O piso superior é onde “flutua” o quarto com uma vista magnifica sobre o azul do oceano e do céu, este é protegido pelas persianas externas retrácteis. As janelas são feitas de sarrafos verticais para manter pontos de vista para a praia abaixo. As persianas oferecem privacidade, clausura e permite controlar os níveis de luminosidade dentro do espaço.


O detalhe das persianas é propositadamente simples, de forma a que o edifício veja percebido num todo como um elemento escultural quando visto da praia. Quando as persianas estão abertas a aparência do edifício, tanto exterior como interiormente, transforma-se, permitindo desta forma diferentes leituras do mesmo.

Enviar um comentário

Instagram