Acabei de receber uma péssima noticia agora mesmo…

O meu mestre no ultimo ano de faculdade e nos primeiros anos de trabalho faleceu ontem á noite….

A hora do café no atelier era sagrada e as histórias que contava eram fascinantes, de como era o atelier nos primeiros anos, do modo como trabalhavam e de como era a sua vida enquanto jovem arquitecto.

Gostava de ouvir musica clássica enquanto projectava ou escrevia, eu ali mesmo ao lado tentei aprender tudo com quem tão bem pensava nestas coisas da arquitectura.

Obrigada por todos os momentos e ensinamentos, os beijinhos pela manhã e o “até amanhã” ao final do dia, os almoços de aniversário e tudo, tudo o que aprendi sobre arquitectura e sobre a vida.

Segundo a AO estará hoje em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, a partir das 17 horas, com recital de violoncelo pelas 19 horas. Lá irei estar para lhe prestar mais uma homenagem.

Hoje a Rua da Alegria está triste e solitária…




11 comentários

  1. Filipa Rosa19 junho, 2012

    Eu tive em tempos de faculdade o privilégio dos seus ensinamentos! Tu ainda tiveste mais, com a sorte em ter este Grande Senhor nos teus primeiros tempos de trabalho. Tenho alguma inveja... saudável, mas não deixa de ser inveja. :)
    Aproveita tudo o que absorveste do teu mestre, e boa sorte para o preto.marfim!

    Beijinho da colega

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda tou em choque Filipa, nem consigo pensar direito... :(

      Eliminar
    2. Gonçalo Abalada19 junho, 2012

      Embora seja normal, nunca estamos a espera que aqueles que mais admiramos partam um dia num caminho que é deles e para o bem deles. Agradeço muito por ter tido o privilégio de conhecer o Mestre Manuel Tainha que me abençoou no meu percurso academico como professor, orientador e patrono. Um grande abraço para todos os que receberam da sua luz.

      Eliminar
    3. Gonçalo é verdade, nunca estamos preparados e achamos que algumas pessoas são imortais. Nunca pensamos que podem partir...
      Fica para sempre nos nossos corações e nas nossas memórias...

      Eliminar
  2. Também eu tive o privilégio de ter tido o arqt. Manuel Taínha como professor no meu último ano de curso. Foi uma verdadeira fonte de inspiração!

    Fui completamente apanhada de surpresa por esta notícia... Lamento imenso :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Ana...uma triste noticia, ele já andava em baixo há algum tempo... :(

      Eliminar
  3. Obrigado pela grande obra emblemática "Pousada de Santa Bárbara", para nós permanecerás em cada traço, em cada linha e em cada curva desta tua grande obra.
    A Pousada de Santa Bárbara é o compêndio da natureza, formado pela grande imaginação do mestre Tainha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Pousada de Santa Bárbara é linda! Digo-o tendo visto apenas as fotos e desenhos do projecto, nunca tive o privilégio de a visitar. Sei que esteve muito tempo fechada,mas actualmente não sei como se encontra. Espero que alguém lhe dê a grandeza que merece!! Um projecto resplandecente no meio da natureza. Susana muito obrigada pelas simpáticas palavras, por elas presumo que conhece a Pousada.

      Eliminar
  4. Se nunca teve o privilégio de a visitar, talvez um dia possa visitar. Fui eu que adquiri a Pousada de Santa Bárbara.
    O Arquiteto concretizou o projecto de remodelação, ampliação (spa), há cerca de 2-3 meses atrás, neste momento o projecto encontra-se no Turismo de Portugal, através do programa Aldeias de Xisto.
    Espero que eu consiga dar-lhe a grandeza que esta obra merece, como referiu.
    Por trás de uma obra, está sempre um grande mestre.
    Tenciono homenagear e respeitar esta obra de arte do Arquiteto Mestre Tainha.

    Obrigada pelo carinho especial que tem pela Pousada de Santa Bárbara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana que boa notícia! É muito bom saber que a Pousada vai voltar a brilhar! Infelizmente o professor não a vai ver, mas com certeza que o projecto está muito bom e a reabertura vai ser um sucesso! Se não for pedir muito e abusar da sua simpatia, gostaria que me informasse quando vai abrir para eu finalmente a visitar. Finalmente uma boa notícia esta semana :)
      **

      Eliminar
    2. Apesar de já ter passado muito tempo sobre este post. Venho solicitar à Susana uma visita ao edifício da Pousada de Santa Bárbara. Visitei o local à uns meses mas só tive o prazer de visitar o edifício pelo exterior.Este é o edifício responsável pelo tema da minha tese de mestrado ( A materialidade na obra do Arq. Manuel Tainha 1970-1975)que me encontro a elaborar, na Univ. Lusíada de Lisboa sob a orientação do Arq. Alexandre Pereira,antigo colaborador do mestre Tainha. Pode me contactar pelo mail ribeirojesus.arquit@gmail.com
      Desde já também agradeço toda a ajuda que me possa ser dado por quem possua contactos dos proprietários.
      Obrigado
      Paulo Ribeiro de Jesus

      Eliminar

Instagram