A vila suíça Vals, conhecida pelas suas famosas termas do arquitecto Peter Zumthor, tem agora uma moradia, digamos, no mínimo diferente. Localizada perto das termas, a intenção de construção desta moradia passa por não parecer uma estrutura residencial. A moradia está inteiramente integrada na paisagem sendo o acesso feito através de um celeiro de madeira existente, localizado num nível mais baixo da montanha. Um túnel subterrâneo conduz os moradores para o programa principal situado num corte circular feito na encosta da montanha.



Uma das características principais desta casa de pedra é a sua majestosa vista sobre os Alpes. O pátio central construído através de uma abertura na encosta proporciona espaçosas áreas de entretenimento ao ar livre e conduz à entrada principal da casa. A fachada é formada por uma composição de vãos que permitem a entrada de luz natural para a moradia.


Todos os espaços interiores são bastante iluminados. Os materiais mais utilizados foram a pedra, o betão e a madeira na tentativa de harmonizar ao máximo a moradia (interior e exterior) com a sua envolvente tão própria e forte.

Enviar um comentário

Instagram