Com um projecto de arquitectura muito arrojado para a altura, esta moradia dos anos 60 foi das primeiras em Cascais a ser construída. Envolvida por um denso arvoredo que pelos panos de vidro entra no interior e com vista para o mar esta moradia desenvolve-se em 500m² que contemplam parte habitacional, o jardim, a piscina e o jacuzzi.

Com as fronteiras entre a sala de estar e sala de jantar diluídas o espaço tornou-se mais amplo e permite uma maior comunicação entre estes espaços. Os quartos exíguos com casa de banho comum tornaram-se em sete suites. A cozinha tradicional com cuba em pedra e chaminé aberta foi totalmente remodelada. O espaço de estar dos empregados foi convertido em zona de jogos e a antiga adega transformada em sala de cinema.
As paredes e o pavimento foram forrados a cimento afagado polido e envernizado, este material tem imensas vantagens, é acessível, de fácil manutenção (essencial para os dias de hoje), fácil de limpar e versátil, permitindo qualquer tipo de decoração.
Nesta moradia este revestimento foi o mote para o resto de decoração que se baseia em tons de cinzento, branco e bege. A relação é de contraste entre os tons escuros, que servem de matriz, e os tons claros, do mobiliário, da iluminação e dos têxteis.
Os envidraçados que rompem as paredes tornam os interiores mais luminosos e acolhedores, abrindo-os ao jardim que rodeia a moradia. A interligação entre construído/natureza foi umas das preocupações da decoradora Vera Cristo, “Procurei objectos feitos com materiais naturais. Na sala de estas a chaises-longues são revestidas a tapetes marroquinos em cabedal, os abajures dos candeeiros forrados a crinas de cavalo, as mesas de centro e de apoio em madeiras toscas, os tapetes feitos com retalhos de camurça.”
Com os pisos divididos por zona social – sala de estar, sala de jantar, cozinha e lavabo social, zona privada – suites e zona de lazer – zona de jogos, sala de cinema e área de dança com pequeno mini-bar.

 
“Durante o dia, com o branco a dominar a decoração, o verde do entorno e o azul do mar distante, esta é uma casa muito tranquila, que transmite muita paz. Mas à noite torna-se sofisticada e glamorosa, com o sistema de iluminação LED a criar ambientes diferentes em cada divisão interior e também no exterior. São duas vivencias completamente distintas.”

Enviar um comentário

Instagram