Este fim de semana rumámos ao Porto e ficamos numa Pousada linda linda!!


A Pousada do Palácio do Freixo foi construída por volta de 1742 e é um dos mais importantes exemplares do barroco civil português, apresenta planta quadrangular com dois pisos e quatro torreões cobertos com ardósia. O interior é rico em estuques, pinturas a fresco, espelhos e lustres. Os jardins foram desenhados segundo o estilo italiano, com uma magnifica vista sobre o rio.


O projecto da autoria do arquitecto Nicolau Nasoni este Palácio emblemático foi mandado edificar pelo Deão da Sé do Porto, D. Jerónimo de Távora e Noronha – Senhor abastado de Entre Douro e Minho, e responsável pela vinda do famoso arquitecto italiano para a cidade do Porto.


Em 1850 foi vendido a um comerciante burguês, António Afonso Velado, passando a ser a sua residência particular. Este realizou várias intervenções na propriedade e que vieram desvirtuar a sua traça. Entre elas contam-se a alteração do escudo heráldico e a construção, nos jardins do Palácio, de uma fabrica de sabão.


Mais tarde toda a propriedade foi vendida à Companhia de Moagens Harmonia que aí instalou uma fábrica de moagem, ampliada entre as décadas de 50 e 60.


Em 1910 foi classificado como Monumento Nacional e em 1986 passou para a alçada do Estado, que o tornou um centro de formação profissional. Recentemente passou a pertencer à Câmara Municipal do Porto, que o consignou ao Grupo Pestana para a construção da maior Pousada de Portugal – a Pousada do Freixo.

A Pousada do Freixo é constituída por dois edifícios: o Palácio – onde se situam os serviços – restaurante, bar, salas de estar e salas de reuniões – que se encontra ligado ao edifício da antiga Fábrica de Moagens Harmonia, onde actualmente se situam 88 quartos com magnifica vista sobre o rio.

Enviar um comentário

Instagram