Queríamos muito conhecer a região de Cuba Ocidental, tínhamos ouvido falar maravilhas da beleza natural de Pinar del Río e decidimos não perder a oportunidade de a visitar.

Valle de Vinãlles - Cueva de San Miguel

 
Valle de Vinãlles - Cueva del Indio

Arranjar transporte de Havana – Pinar del Río – Varadero não foi nada fácil. Havia muitas excursões que partiam e chegavam de Havana, mas nós tínhamos que ficar em Varadero pois o Hotel para essa noite já estava marcado. Depois de perguntar a taxistas, que recusavam ou pediam fortunas, encontramos o Sr. Cecílio. Um cubano para lá de simpático, educado e conhecedor da sua ilha e do mundo que nos levou na sua Volkswagen pão de forma! Uma aventura fazer tantos quilómetros sem nunca passar os 70 km/h, o melhor de tantas horas de viagem foi mesmo a conversa, a possibilidade de ficar a saber muito mais sobre os cubanos e Cuba.

Visitámos o Valle de Vinãlles onde existem mogotes “formações calcárias gigantescas” cobertas de vegetação que se adaptou às fendas destas formações. A Cueva de San Miguel foi também uma das paragens, esta caverna serviu de esconderijo e refúgio a escravos africanos e pode-se encontrar representações de como viviam. O local seguinte foi a Cueva del Índio, uma caverna com estalactites e estalagmites muito parecida com as nossas grutas, mas com a particularidade de se fazer parte da visita de barco.

O almoço, como não poderia deixar de ser, foi óptimo e muito saboroso, para mim o melhor almoço de todas as férias. Fomos a um restaurante privado (em casa de uma família, a maioria dos restaurantes é do estado) e a refeição foi composta por lagosta, peixe bonito, arroz com feijão, banana cozinhada de mil maneiras diferentes e mais uns quantos pratos de nome difícil!

À vinda parámos em Havana para lanchar em casa do Sr. Cecílio, onde tínhamos à nossa espera ananás, papaias frescas e sumos naturais. Tudo uma delícia! Forças recuperadas e viagem para Varadero. 

1 comentário

Instagram